ZACARIAS DE GÓIS E VASCONCELOS

 



ZACARIAS DE GÓIS E VASCONCELOS

Biografia 

 Zacarias de Góis e Vasconcelos nasceu em 5 de novembro de 1815, em Serro, na então província de Minas Gerais. Era filho de uma família mestiça, de origem simples, mas com forte valorização da educação. Desde cedo demonstrou grande inteligência e dedicação aos estudos, o que lhe rendeu uma bolsa para estudar direito na Faculdade de Direito de Olinda, Pernambuco, onde se destacou como orador e intelectual.

 Graduado em Direito, seguiu carreira como jurista e político. Atuou como deputado, senador, presidente de províncias e chegou a ser nomeado Presidente do Conselho de Ministros do Império — cargo equivalente ao de Primeiro-Ministro — entre 1866 e 1868. Foi um dos poucos brasileiros de origem afrodescendente a ocupar cargos tão altos durante o período imperial. 

 Zacarias era conhecido por sua postura firme, ética e pelo comprometimento com a educação pública, a modernização das instituições e a abolição gradual da escravidão. Mesmo atuando dentro dos limites da monarquia constitucional, defendia reformas estruturais no Estado e maior justiça social. Era monarquista liberal e acreditava que a liberdade e o progresso podiam ser alcançados dentro da ordem institucional.

 Como orador, era admirado até pelos adversários. Seus discursos no Parlamento Imperial tornaram-se referência de retórica política e defesa da legalidade. Era também considerado um homem austero, discreto e extremamente respeitado. 

 Faleceu no Rio de Janeiro em 27 de novembro de 1877, deixando um legado de dignidade, serviço público e compromisso com o Brasil. Até hoje, é pouco lembrado nos livros didáticos, apesar de ter sido o primeiro brasileiro negro a chefiar um governo nacional.